Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

7 erros que você deve evitar na sua Gestão de Inventário

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A gestão de inventário é o processo que garante a disponibilidade de ativos como insumos, mercadorias, equipamentos etc. Ou seja, todos os materiais que contribuem para que as operações sua empresa funcionem normalmente. Abiaxo vamos te mostrar os 7 principais erros que você deve evitar na gestão do inventário.

Por isso, o seu estoque deve ser monitorado de forma criteriosa. Caso contrário, você pode perder o controle dos seus ativos. Imagine vender um produto, consultá-lo no sistema e não encontrar sua posição exata.

Para evitar problemas como esse e muitos outros, listamos os 7 principais erros que você deve evitar na gestão do inventário da sua empresa. Confira!

1. Analisar dados coletados manualmente

Analisar dados coletados por meio de caneta e planilhas de papel é um grande risco, sobretudo porque as informações podem ter sido registradas incorretamente. Se o código de um ativo que chegou ao inventário é 300452 e o colaborador o registrou como 300453, você terá dificuldade até identificar o erro.

Lembre-se de que problemas simples como esse são prejudiciais principalmente em inventários volumosos. Uma ótima alternativa é usar um coletor de dados, muito mais ágil e eficiente que o processo de coleta manual.

2. Não controlar dados em tempo real

Justamente por ser realizado manualmente, em muitas empresas o balanço do inventário pode levar dias ou até mesmo semanas. Além do tempo, o esforço que essa atividade demanda poderia ser dedicado a outras atividades.

Quando as canetas e planilhas de papel são substituídas por tecnologias, como o já mencionado coletor de dados e o RFID, que possibilita a identificação de ativos por meio de sinais de rádio, os dados passam a ser analisados em tempo real.

3. Usar sistemas não integrados

Ao utilizar vários sistemas para diferentes atividades, você torna a gestão de inventário lenta e complexa. Além de ter que extrair dados de diversos locais, o cruzamento entre eles pode ser dificultado, já que os critérios podem ser diferentes.

O ideal é que todos os dados sobre seus ativos estejam integrados em um mesmo sistema. Assim, você fará a análise e o cruzamento de dados a partir de uma única plataforma, simplificando sua gestão e aumentando a produtividade dos seus colaboradores.

4. Não cruzar os dados dos sistemas

Digamos que por enquanto você não pretende implantar uma tecnologia que unifique todo o seu inventário. Tudo bem! Ainda assim, você precisa cruzar os dados dos diversos sistemas da forma mais precisa possível para ter uma visão estratégica dos seus ativos.

Sem o cruzamento das informações — que é trabalhoso de realizar manualmente —, você não consegue obter insights mais específicos, aprofundar as suas análises e identificar problemas e oportunidades, como falaremos no próximo tópico.

5. Identificar problemas e oportunidades de forma lenta

A identificação lenta de problemas e oportunidades no inventário é resultado, principalmente, da coleta manual de dados e da não integração dos diversos sistemas, dois dos erros cruciais que mencionamos anteriormente.

Tenha em mente que o principal objetivo de uma boa gestão de inventário deve ser otimizar seus processos. Logo, se você não detecta problemas e oportunidades de forma rápida e proativa, talvez seja preciso considerar o uso da tecnologia para agilizar seu trabalho.

6. Não usar gráficos na gestão de inventário

Às vezes, planilhas repletas de colunas e dados não conseguem expressar o status dos seus ativos. Por isso, toda gestão de inventário deve contar com o apoio de gráficos (de barras, de linhas, de pizza etc).

Eles tornam a análise mais visual, simplificam a identificação de problemas e contribuem para a tomada de decisão. Você pode, por exemplo, usar gráficos para comparar dados cruzados de diversos sistemas integrados.

7. Evitar o uso de tecnologias de gestão

As tecnologias de gestão de inventário eliminam todos esses erros. Ainda que você e seus colaboradores tenham o hábito de fazer tudo manualmente, ao conhecer as vantagens do uso da tecnologia, sua produtividade e a motivação serão maiores.

Sem o apoio das tecnologias disponíveis no mercado, como coletores de dados, dispositivos RFID e plataformas de gestão, não é possível coletar dados em tempo real, integrar sistemas e identificar problemas e oportunidades de forma rápida.

Caso deseje entender mais sobre gestão de inventário também falamos sobre isso aqui.

Viu só quantos erros podem prejudicar sua gestão de inventário? Se você também tem dificuldades nos seus processos, compartilhe conosco nos comentários!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.