Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Seu Inventário Confiável e Tecnológico

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inventário, controle de estoque, balanço, seja o nome que seu negócio der para a contagem dos itens do estoque, fato é que ele é fundamental para a boa organização e visibilidade do seu armazém.

Além da redução de perdas, que poderá comprometer a lucratividade do seu negócio, manter uma rotina periódica de inventário em seu estoque é fundamental para sua tomada de decisão quanto aos itens comercializados.

Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos que a tecnologia pode trazer de benefícios para a gestão do seu estoque. Confira!

Parece simples, mas nem tanto.

Como dito, o inventário nada mais é do que a contagem dos itens presentes no armazém e comparar com os registros realizados na entrada e saída, parece simples, não é? Mas não é.

Na prática, pode se tornar quase inviável realizar o inventário se você não possuir a tecnologia como aliada. Sim, muitos falam que fazem, e até acreditam nisso, mas na maioria das vezes o resultado final do inventário não é tão confiável assim.

Ao passo que existem Tipos de Estoque a serem adotados, de acordo com a rotatividade de produtos no seu armazém, além de Tipos de Inventários a serem realizados que podem ou não se adequar ao seu negócio, um estudo prévio deverá ser feito.

Mas por que usar a tecnologia na Gestão de Estoque?

Com uma gestão de estoque automatizada, certamente você, gestor de operações, terá mais tempo para analisar dados para tomada de decisões estratégicas do que ficar no dia a dia avaliando se os números batem ou não.

Mais agilidade para o seu Inventário

Ainda que seu inventário manual entregue resultados que você julgue confiáveis para o seu negócio, a automatização com um Sistema de Gestão de Armazém ou WMS e coletores de dados, certamente trarão mais agilidade para o processo em si de inventário.

Você quer entregar informações confiáveis, mais acima de tudo quer fazer mais com menos, ou seja, antes de mais nada é importante avaliar a redução de custo do seu processo.

Diminuição de falhas no Inventário

Sob o mesmo ponto de vista da redução de custo, ao realizar a contratação, você busca por profissionais qualificados, com experiência e engajados, mas que também falham, pois são humanos.

Uma pequena desatenção pode gerar um gap no resultado do seu inventário e comprometer toda a entrega final.

Sendo assim, a automatização, quando bem planejada, prevê essas falhas e não permite que o usuário prossiga até que faça a tarefa corretamente.

Segurança e compartilhamento de informações

O controle realizado em planilha de Excel local, não só acarreta em erros de fórmulas bem como restringe o compartilhamento das suas informações com as demais áreas da empresa.

Se você dispõe de um Sistema WMS online, onde as informações coletadas pelos usuários, atualizam os relatórios em tempo real, a transparência e visibilidade dos seus resultados se torna altamente tangível e justifica o investimento.

Assertividade na aquisição de materiais

Não só a sua gestão do armazém se torna mais assertiva com a utilização da tecnologia, como também a gestão de outras áreas, como por exemplo compras que, baseada em dados e não pressentimento ou intuição faz compras e repõe estoque que de fato é necessário.


E aí? Convencido de que precisa automatizar seu Inventário imediatamente? Podemos lhe ajudar nisso!

O GTI PLUG ajuda sua empresa a crescer sem limitações, mantendo com você o controle completo sobre informações do seu armazém e dos produtos que você movimenta.

Imagine um sistema de Gestão de Armazém implantado em até 2 semanas (ou até menos). Incrível não é mesmo?

Pense ter todas as funcionalidades de: Recebimento, Armazenagem, Separação, Expedição e Inventário de forma intuitiva.

Agora você deseja utilizar coletor de dados, portais RFID, impressoras RFID? O GTI PLUG está pronto e preparado para trabalhar com estas tecnologias.

Fale com a gente!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.