Para qualquer empresa é essencial utilizar código de barras em seus produtos. Uma tecnologia muito simples, mas que garante a sobrevivência de comércios e e-commerces.
Neste texto você vai entender para que serve um código de barras e o que é o padrão GS1. Boa leitura!
O que é um código de barras
Um código de barras permite o armazenamento de diversas informações através de dados numéricos ou alfanuméricos impressos no produto.
Existem diversos tipos de código de barras, mas em sua maioria utilizam uma representação gráfica de números. Esta representação pode ser lida através de um leitor ou scanner de código de barras.
A informação é traduzida e convertida pelo computador.
Conheça os principais tipos de código de barras:
Tipos de códigos de barras
Em nosso dia a dia vemos diversos códigos de barras. Agora você vai entender melhor para que serve cada um:
EAN/UPC
É o mais famoso, foi criado propriamente para leitura no local de venda (PDV). Oferece agilidade na leitura das informações do produto.
GS1 DataBar
Muito utilizados em frutas, legumes e verduras e demais produtos perecíveis. Isto porque são bem menores que o código anterior, mas mesmo assim são capazes de conter todas as informações necessárias como:
– Data de validade;
– Número serial;
– Número de lote.
GS1-128
É utilizado na logística e rastreamento de mercadorias, pois permite codificar as chaves GS1 por completo.
ITF-14
Poder ser impresso em materiais feito de papelão sem perder desempenho de captação. Foi criado para codificar apenas GTINs, por isso não serve para identificar itens comerciais lidos pelo PDV.
GS1 DataMatrix
É um código bidimensional menor que o linear usado em situações especiais, como espaços menores. Geralmente são usados em caixas de remédios e na área hospitalar em geral.
GS1 QR Code
É um código padrão preto com fundo branco. É uma tecnologia mais avançada que o código de barras por poder conter 100 vezes mais conteúdo. Através do QR Code é possível direcionar para uma página da internet.
Leia nosso guia completo sobre como garantir que o seu armazém esteja preparado para o futuro.
O que é o padrão GS1
Trata-se de um conjunto de padrões em utilização no mundo todo. Através do padrão GS1 é possível ter uma gestão eficaz sobre o estoque identificando com precisão todos os itens.
O sistema GS1 torna o controle de estoque mais fácil e automatizado.
O código de barras possibilita o escaneamento das informações de cada produto. Desta forma é possível saber, por exemplo, a data de vencimento de um item diretamente no local sem a necessidade de acessar um computador.
O cadastro fica igualmente simplificado, pois, basta escanear o produto na entrada e saída para atualizar o sistema de estoque.
Através do GTIN (Número Global de Item Comercial) é possível identificar cada produto. É gerado um código de barras chamado de EAN-13, que permite saber todas as características do produto.
A GS1 tem a exclusividade no controle do GTIN, necessário para criar um código de barras.