Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

7 estratégias infalíveis para melhorar seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7 estratégias infalíveis para melhorar seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos

Temos sido muito procurados por Gerentes de Logística que buscam melhoria dos seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos.

Entendemos que, quanto maior o volume de itens movimentados por uma indústria ou centro de distribuição, mais estratégica se torna a área logística dela e o destaque do Gerente de Logística.

Com uma boa gestão, esse profissional tem em suas mãos a capacidade de redução de custos, já que processos logísticos estrategicamente planejados, garantem que toda a organização sinta os seus resultados.

Pensando em você, Gerente de Logística, que está antenado e sabe da importância da sua área, listamos aqui sete valiosas estratégias que os nossos principais clientes estão adotando em seus armazéns:

1 – Mapeie e desenhe os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos que são realizados

Antes de implementar qualquer mudança em um setor, é necessário que você domine os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos. Afinal, como você poderá propor uma melhoria de algo que não possui 100% de conhecimento?

Além disso, os colaboradores devem ter completa ciência do propósito da área e da sua importância dentro do processo de controle, armazenagem e expedição de produtos. Os próprios usuários, quando engajados e cientes do seu papel, dirão para você os gaps e gargalos do setor.

De posse dessas informações, você terá como mensurar os custos, tempo despendido em cada tarefa e um mapeamento detalhado dos fluxos do seu setor para sua tomada de decisão.

2 – Automatize aqueles processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, que considerar críticos

Algumas tarefas são tão manuais e rotineiras que não valem a pena serem realizadas por um funcionário.

Não pense que estamos propondo demissão em massa da sua mão de obra, pelo contrário, seus usuários terão mais possibilidade de serem qualificados para atividades mais nobres e que exigem análise e compreensão.

A automatização de processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, gera redução de erros de processamentos de informações, agilidade no apontamento de dados e assertividade da captura desses dados.

Essa automatização pode ser feita com um coletor de dados integrado com um sistema de gestão de armazém, também conhecido como WMS (Warehouse Management System), falaremos mais sobre ele à frente.

3 – Faça benchmarking com quem já vê resultados

Uma tendência dos líderes é olhar para dentro da sua organização e, com base nas suas  experiências positivas ou negativas, implementar novos processos.

Diferentemente disso, nossa proposição para você é que olhe para fora. Sim, muitos Gerentes de Logística já passaram pela mesma dor que você tem hoje e estão abertos a recebê-lo em suas organizações e colaborar com o seu projeto.

Em função disso, tente fazer dessa troca um hábito em seu dia a dia e veja a mudança fluir com mais agilidade e assertividade.

Para viabilizar, a principal dica é pedir ao seu parceiro de consultoria ou de software que faça a “ponte” entre você e o Gerente de Logística de um case de sucesso já implantado.

4 – Invista em um bom WMS

O software Warehouse Management System, também conhecido como WMS, tem como tradução Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Esse software automatiza os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, e ter um desses é ponto chave para a implementação de uma boa estratégia logística, já que sem gestão a informação não flui.

Com um papel de destaque na gestão do armazém, WMS permite que o Gerente de Logística faça a gestão dos inúmeros processos dentro do supply chain.

Entre suas principais funções estão:

  • Contribuir com a eficiência dos processos de picking e cross docking.
  • Controlar as movimentações dentro do armazém: do recebimento à expedição.
  • Melhorar o endereçamento de armazenagem dos produtos.
  • Reduzir custos de armazenagem e mão de obra.
  • Reduzir tempo de espera.

Geralmente, os WMS de mercado são um módulo dentro do ERP que a organização utiliza, o que torna o processo distante da realidade de implementação de muitos Gerentes de Logística.

Isso ocorre em função do alto custo de implementação, treinamentos, customizações e consultoria.

Infelizmente, esse é o principal dificultador na melhoria dos processos de controle, armazenagem e expedição de produtos.

Pensando nisso, a Cabtec possui o GTI Plug, uma plataforma 100% online que integra com a grande maioria dos ERPs e possui um sistema de cobrança simplificado através de assinatura mensal.

5 – Crie KPIs de controle

Processos bem implementados sem indicadores de performance não demonstram seus resultados, por mais que eles estejam acontecendo.

Por isso, é de fundamental importância que você alinhe indicadores de desempenho com o seu time que contribuam e estejam diretamente relacionados com a estratégia do setor e da organização.

Esses indicadores devem ser enxutos, assertivos e objetivos para que não hajam dúvidas e o foco seja compartilhado com toda organização.

6 – Crie relatórios que dêem visibilidade dos processos de controle, armazenagem e expedição de produtos

Aprendemos que os Gerentes de Logística ocupam esse cargo de destaque em função da sua capacidade de gerir processos com excelência, liderar e engajar equipes e fazem isso com perfeição.

Porém, você vai concordar conosco, que Gerentes de Logística não são tão bons em Marketing. E, convenhamos, “propaganda é a alma do negócio”.

Em função disso, de que adianta você gerar resultados extraordinários se você não consegue demonstrar isso?

Os relatórios serão seus aliados nisso, invista neles e exija que seu WMS tenha relatórios personalizados de acordo com a sua organização.

7 – Tenha um parceiro estratégico

Parceiro é aquele que quer jogar um jogo justo, que realmente valha a pena para o seu negócio e para o dele.

Entretanto, o que temos vivenciado em clientes que buscam a implementação da automatização da gestão do seu armazém, são projetos idealizados há anos atrás, porém engavetados em função dos altos custos de implementação.

Por isso, o GTI Plug, WMS da Cabtec é online, de simples implementação, integra com os mais robustos ERPs do mercado, é preparado tanto para o código de barras quanto RFID e possui seu formato de cobrança por mensalidade, com planos mensais e anuais.

Então, se podemos simplificar, para quê complicar, não é mesmo? Você quer saber mais sobre o GTI Plug e desengavetar aquele projeto antigo, porém muito bem estruturado?

Entre em contato agora com um de nossos especialistas e descubra agora o GTI Plug.

 

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.