Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como a tecnologia pode ajudar na sua operação logística

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizar tecnologia em algum momento da sua operação logística já é mais que uma realidade. Independente do tamanho da empresa, todos já se beneficiam de alguma maneira, seja através de um sistema, um smartphone, coletor de dados, etc.

Porém, é preciso observar as tendências, mesmo porque são estas novas tecnologias e novas possibilidades que irão te auxiliar a levar a sua operação logística a novos patamares!

Sendo assim, hoje vamos destacar algumas tendências que prometem estar cada vez mais presentes no seu cotidiano!

Utilização de sistemas logísticos como o GTI PLUG nos armazéns

Os últimos anos têm sido o cenário ideal para a concepção e utilização de novas ferramentas tecnológicas nas companhias. Elas surgem mudando práticas e conceitos até então usuais e, sobretudo a velocidade na tomada de decisões.

Escutamos muito a frase: Redução de custos.

Essa é a base do GTI PLUG. A ferramenta visa auxiliar na otimização dos processos logísticos. Mas além disso, garantir informações atualizadas em tempo real para auxilio na tomada certa de decisão. Com essa ferramenta é possível conhecer a situação atual do seu armazém, estoque e dos produtos que produz, movimenta, armazena ou distribui.

 Tecnologias de identificação

Uma pesquisa realizada pela UFRJ mostra que as cidades estão cada vez mais congestionadas. Isso gera baixa produtividade nas entregas de cargas. Além disso, temos problemas de filas na entrada das indústrias e ausência de visibilidade do percurso do caminhão dentro da fabrica ou empresa.

A solução proposta pelos pesquisadores é aprofundar a tecnologia de identificação (como o RFID) e utilizá-la não apenas como ferramenta de controle. Mas também para determinar a necessidade de alterações de fluxo, encontrar alternativas para estacionar ou alterar a ordem de carregamento.

Eles afirmam ainda que a utilização dessa tecnologia na sua operação logística pode minimizar o problema de restrições de horários, comuns nas áreas empresas e reduzir ociosidade da frota.

Uso de aplicativos

A comunicação é essencial no transporte/logística de cargas. Embora existam os TMS (Sistemas de Gerenciamento de Transporte), esse fluxo muitas das vezes não envolve diretamente o motorista.

É importante ficarmos atentos ao uso de aplicativos como o GTI APP. Eles aumentam a eficiência no controle de entrega de produtos, NF, confirmação de recebimento, etc, tudo em tempo real!

Investimento em softwares

Complementando o primeiro tópico e buscando atender clientes cada vez mais exigentes, com a necessidade de reduzir continuamente os custos, as empresas estão investindo cada vez mais em software de gestão. Isso porque este tipo de solução, além de auxiliar na operação, permite uma integração cada vez melhor entre empresa e fornecedor.

E então, você deseja comentar algum desses tópicos ou aprofundar mais? Converse com um de nossos especialistas!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.