Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Qual é a diferença entre ERP e WMS?

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

ERP (Enterprise Resource Planning), traduzido para o português como Sistema de Gestão Empresarial, é uma ferramenta mais ampla e global e tem como objetivo apoiar a sua empresa a automatizar e gerir seus diversos processos, seja financeiro, comercial, operação, expedição, entre outros. E diferentemente do ERP, o WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é focado especificamente no controle de armazenagem e expedição de produtos da sua empresa.


WMS? ERP? Você sabe a diferença entre ERP e WMS no controle de armazenagem e expedição de produtos, ou também se vê totalmente perdido em meio a uma sopa de letrinhas?

A fim de solucionar a sua dúvida e a de muitos clientes nossos, neste artigo tentaremos detalhar para você a diferença entre esses dois softwares de gestão.

A princípio, lhe explicaremos como eles poderão se transformar em uma poderosa ferramenta de controle de armazenagem e expedição de produtos na sua empresa.

Como eu trabalhei sem eles até hoje?

Certamente, se você faz parte da geração X, sabe que em um tempo não muito distante, processos, hoje considerados extremante complexos, eram conduzidos em sua totalidade com a utilização de pranchetas e extensas tabelas preenchidas e analisadas à mão.

Ao passo que hoje, se você cogita gerir o controle de armazenagem e expedição de produtos dessa forma, além de tornar o trabalho extremamente moroso, as probabilidades de erro humano no apontamento não lhe deixariam dormir.

Para isso, o ERP e o WMS se completam como ferramentas estratégicas de apoio na gestão do controle de armazenagem e expedição de produtos da sua empresa e saber como eles podem ser seus aliados no dia a dia é fundamental.

Mas afinal, o que é o ERP?

Embora o ERP e o WMS sejam ferramentas distintas, podemos afirmar que elas são complementares e cada uma tem seu protagonismo no seu controle de armazenagem e expedição de produtos.

ERP (Enterprise Resource Planning), traduzido para o português como Sistema de Gestão Empresarial, é uma ferramenta mais ampla e global e tem como objetivo apoiar a sua empresa a automatizar e gerir seus diversos processos, seja financeiro, comercial, operação, expedição, entre outros.

Uma vez implementado, o ERP se torna uma espécie de “coluna vertebral” da sua empresa, conectando os seus diversos fluxos e processos em um único sistema.

Sendo assim, se você busca um crescimento sustentado e sustentável, avaliar uma implementação bem-feita de um ERP é fundamental.

E uma dica: o quanto antes sua implantação for feita, no que se refere ao tamanho da sua organização, mais fácil assertiva ela será.

E o famoso WMS, o que é?

Diferentemente do ERP, o WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é focado especificamente no controle de armazenagem e expedição de produtos da sua empresa.

Embora atue com foco no controle de armazenagem e expedição de produtos, uma vez implementado, os resultados obtidos com essa gestão certamente serão sentidos nos outros setores e processos da sua empresa.

O WMS é um sistema de baixa complexidade de implantação e utilização, garantindo total rastreabilidade das mercadorias em todas as suas movimentações, desde o recebimento até a expedição.

Desta forma, o WMS garante que você tenha, em tempo real, o total controle de armazenagem e expedição de produtos nas suas mãos.

Quais os benefícios da implementação de um WMS?

Com um papel de destaque na gestão do armazém, WMS permite que o Gerente de Logística faça a gestão dos inúmeros processos dentro do supply chain.

Entre seus principais benefícios, estão:

  • Contribuir com a eficiência dos processos de picking e cross docking.
  • Controlar as movimentações dentro do armazém: do recebimento à expedição.
  • Melhorar o endereçamento de armazenagem dos produtos.
  • Reduzir custos de armazenagem e mão de obra.
  • Reduzir tempo de espera.

Esse software automatiza os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, e ter um desses é ponto chave para a implementação de uma boa estratégia logística, já que sem gestão a informação não flui.

Como o ERP e o WMS podem trabalhar juntos?

Conforme dito, se tratam de duas ferramentas complementares, embora alguns ERPs possuam o seu módulo de WMS, que em sua maioria não é implementado em função dos altos custos de customização e treinamento.

Diferentemente dos WMS de mercado, que são um módulo do armazém dentro do ERP, o GTI PLUG, uma plataforma 100% online que integra com a grande maioria dos ERPs e possui um sistema de cobrança simplificado através de assinatura mensal.

Saiba mais sobre ele aqui.

Ou seja, você pode e definitivamente é uma boa ideia colocá-los para trabalhar juntos: o seu ERP e o GTI PLUG.

Imagine que na sua empresa você possui um ERP implementado e receba através do módulo Faturamento os pedidos colocados pelo time Comercial.

Dessa forma, existindo um ERP e um WMS trabalhando de forma complementar, esse pedido e a ordem de produção serão diretamente encaminhados para o seu armazém, garantindo rastreabilidade e agilidade no processo de separação ou produção.

É a tecnologia trabalhando para entregar a assertividade e a resposta rápida que você precisa.

Sendo assim, você tem muitos motivos para pensar já em uma integração entre o seu ERP e um WMS com intuito de entregar vantagens competitivas para sua empresa.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.