Com o crescente interesse pelas compras online, o setor do e-commerce tem se reinventado a cada dia. Um exemplo disso é a popularização das dark stores, em português “lojas escuras”. As Dark Stores são unidades exclusivas para armazenar, separar e enviar os itens vendidos pela internet ao comprador.
Fechadas para o público, essas lojas garantem um melhor controle de estoque de produtos e uma oportunidade de aumentar os lucros. Contudo, é preciso se atentar para uma boa gestão nos processos.
Confira 5 dicas para ter uma boa dark store e se destacar da concorrência.
1. Imóvel em tamanho adequado
O tamanho da loja é um fator de grande relevância para o sucesso. Isso porque é preciso equilibrar o valor do aluguel/compra com o tamanho do estoque e o volume de vendas. Assim, não é preciso que a loja tenha um tamanho exagerado. Afinal, boa parte das dark stores opera em tamanho reduzido, devido ao número menor de funcionários , em comparação com uma loja física.
Contudo, é importante que tenha espaço o suficiente para um possível crescimento no estoque. É preciso equilibrar bem os investimentos e os lucros que ela vai gerar.
O espaço precisa ser adequado para um bom armazenamento, para facilitar a separação do pedido e para proporcionar a coleta e envio dos produtos com mais agilidade.
2. Posicione-se em local estratégico
O posicionamento estratégico é fundamental para a logística, afinal, estar na região central ou perto dos seus principais clientes te faz economizar muito com o transporte. Geralmente, uma dark store surge após um conhecimento prévio sobre os clientes, que faz a empresa entender onde eles estão localizados. Regiões com grande densidade populacional também são interessantes, pois, nelas já são conhecidos os hábitos de consumo da população.
3. Transforme sua loja física em dark store
Tem uma loja física com pouco movimento? Uma boa opção é fechar a unidade para o público e transformá-la na dark store da marca, especialmente se a localização é boa, é possível aproveitar o espaço disponível para expandir os negócios e lucrar ainda mais com o e-commerce. Desta forma, você ainda mantém o seu quadro de funcionários, que passa agora a atuar apenas no estoque.
4. Use a tecnologia a seu favor
A gestão estratégica do estoque é o ponto central para ter uma boa dark store. Assim, é possível organizar melhor o inventário, controlar os produtos que entram e saem das prateleiras e gerenciar o estoque de forma inteligente.
Ter agilidade nos envios só é possível a partir de um bom sistema, que centraliza todas as informações sobre estoque em um só lugar. Assim, a separação e coleta dos pedidos são mais rápidas, fidelizando seus clientes e trazendo crescimento ao negócio.
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5. Tenha os produtos mais vendidos sempre no estoque
A dark store é pensada tanto para facilitar o envio dos pedidos, como para proporcionar uma experiência melhor ao comprador. A agilidade na entrega, certamente, é um ponto que ajuda a fidelizar clientes.
Por isso, conheça o seu público, saiba quais são os produtos que mais saem no seu estoque e os mantenha sempre disponíveis. Conhecer o seu cliente e as suas vendas são pontos fundamentais para saber como montar uma boa dark store.
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