Cold chain, que em português significa “cadeia de frio”, é o nome dos processos logísticos destinados aos produtos que precisam de refrigeração. A demanda destes itens demandam que sejam mantidos refrigerados desde o momento que saem do estoque até a entrega aos clientes.
Assim, o cold chain existe para assegurar a integridade dos produtos refrigerados até a chegada aos clientes. Por isso, é importante conhecer o conceito, saber quais as estratégias necessárias, além de descobrir como a tecnologia pode ajudar. Então, continue sua leitura e veja como otimizar seus processos logísticos.
O que é o cold chain?
Os processos logísticos envolvem planejamento, gestão de estoque, estratégias de transporte, entre outras etapas para assegurar a integridade das mercadorias. Agora imagine que itens refrigerados precisam de um cuidado extra: sua temperatura deve ser mantida em todas as etapas da logística.
Assim, alguns tipos de alimentos e bebidas, medicamentos, amostras biológicas, entre outros, devem ser mantidos refrigerados para manter sua integridade. Quando falamos em cold chain, nos referimos à cadeia de processos necessários para assegurar a temperatura de qualquer mercadoria sensível a este fator.
Em alguns casos, é preciso que o item se mantenha congelado, como por exemplo, algumas carnes. Em outros casos, é preciso manter refrigerado, mas sem congelar. Mas todos esses produtos devem ser conservados em temperaturas ideais para preservar sua qualidade.
Dessa forma, a cadeia de frio é implementada em todas as etapas logísticas que envolvem estes itens. Desde a produção, estoque, transporte para o armazém do cliente, até chegar em seu ponto de venda para o cliente final. Assim, cold chain diz respeito aos cuidados necessários para preservar as condições de temperatura ideais.
Como funciona?
Os processos do cold chain envolvem ações contínuas e abrangentes para assegurar a qualidade dos produtos sensíveis à temperatura. Veja quais são as principais etapas logísticas deste processo:
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- Armazenamento no estoque;
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- Monitoramento de temperatura em todas as etapas;
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- Controle de qualidade das embalagens;
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- Transporte refrigerado;
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- Manuseio da mercadoria;
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- Entrega;
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- Estocagem no armazém do cliente.
Além das etapas citadas, é preciso se atentar aos indicadores de temperatura ideal. Dessa forma, há três principais categorias de faixas de temperatura ideal:
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- Câmara fria: entre 8°C e 15°C
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- Resfriados: temperatura abaixo de 8°C
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- Congelados: entre -20°C e -10°C
Além da temperatura, podem existir outros parâmetros a serem considerados, como nível de umidade e incidência de luz.
O mercado brasileiro e o cold chain
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo, somando 16,8% da produção. O Brasil também está entre os principais produtores de frutas e legumes.
Isso significa que o cold chain é de grande importância para o país. Afinal, é preciso trazer viabilidade para as entregas, diminuir os riscos de perda, além de controlar a temperatura em todos os processos.
Como a tecnologia pode ajudar?
Graças ao avanço tecnológico, é cada vez mais simples manter os padrões no cold chain. Um exemplo é a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), que concentra as informações sobre a mercadoria por meio de etiquetas e sensores que leem os dados.
Assim, é possível saber quais as condições ideais de armazenamento de um produto, além de implementar os processos necessários para cumprir com as especificações. Por isso é tão importante investir em tecnologia para se posicionar no mercado.
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