Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como fazer logística para e-commerce?

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Logística para e-commerce

Todo e-commerce necessita de uma logística eficiente. É a logística que será responsável por realizar as atividades de transporte, armazenamento, recepção e distribuição das mercadorias, sendo fundamental que haja um bom planejamento da logística para que o e-commerce prospere e tenha um bom desempenho.

Mas como fazer uma boa logística para e-commerce? Neste artigo explicaremos a sua importância e os passos principais para entregar os seus produtos com qualidade e dentro do prazo.

Acompanhe!

 

A importância da logística no e-commerce

 

A logística para e-commerce se faz importante justamente por ter impacto direto na satisfação do cliente, que espera receber o seu produto com qualidade, sem extravios e atrasos na entrega.

Para todo tipo de comércio eletrônico, garantir a satisfação do cliente é um dos fatores-chave que determinarão o sucesso e a fidelização dos clientes, um dos pontos mais importantes para se obter maiores lucros.

Planejar a logística pretende identificar e compreender todas as possíveis variáveis envolvidas no transporte e armazenamento dos produtos, assim como formas de controlar essas variáveis, evitando imprevistos e otimizando as entregas.

 

Passos principais

 

Para que se possa fazer uma boa logística para e-commerce, é preciso entender que o planejamento se divide em três níveis:

 

 

 

    • Nível estratégico: onde se definem os objetivos do e-commerce, que pode ser de longo prazo e que concordem com a realidade do negócio;

 

 

    • Nível tático:  define quais são as ações necessárias para a realização dos objetivos, dividi-se por setor para orientar o nível a seguir;

 

 

    • Nível operacional: sendo o nível em que se colocam em prática as ações do nível tático, onde são monitoradas para gerar dados que possam ser analisados pelo nível estratégico, repetindo o ciclo.

 

 

 

Ao compreender esses níveis, devem-se incluir pontos como a gestão de estoque de produtos e a gestão dos custos de logística para e-commerce, para ter estratégias mais assertivas.

 

Administrando os custos de logística

 

As despesas de custos com logística causam grande impacto no faturamento e, por conta disso, deve se realizar a gestão dos custos, desenvolvendo estratégias voltadas para a redução sem que se perca em qualidade.

Realizar uma boa administração desses custos apresenta benefícios como: maior produtividade, aumento dos lucros, maior competitividade e, claro, a redução dos custos logísticos.

 

Cuidando do estoque

 

Um fator que faz toda a diferença entre um e-commerce e uma loja física é que o e-commerce estará recebendo pedidos a qualquer momento, fazendo com que seja necessário um bom monitoramento do estoque.

É preciso manter um equilíbrio, não acumulando muitos itens no estoque. Dessa forma, reduz o risco de avarias e evita-se que aumentem os custos de armazenamento. Ter um estoque reduzido é um ponto importante desde que não corra o risco de não conseguir atender a demanda.

A melhor solução para um gestão eficiente do estoque de produtos é adotar um sistema de gerenciamento de armazém, chamado de WMS.

O sistema realiza a integração da cadeia de suprimentos, automatizando os processos e entregando dados em tempo real sobre a situação do estoque.

Apresentando funções de recebimento, armazenagem, separação, expedição e inventário de forma completamente intuitiva, o GTI PLUG é um WMS diferente, completo para solucionar todos os seus problemas e melhorar sua gestão de estoque. Visite o nosso site e conheça melhor o nosso sistema.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.