Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O que é fulfillment e como funciona

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

“Fulfillment” é um termo em inglês que pode ser traduzido como preenchimento ou cumprimento. Na logística, a aplicação do conceito é responsável por agrupar os diversos setores e funções de um negócio, tudo para proporcionar uma experiência ainda melhor para o cliente.

Se você tem interesse em modernizar o seu negócio, aumentar o índice de recompra e proporcionar uma experiência cada vez melhor ao cliente, continue conosco e entenda o que é fulfillment e como funciona.

 

O que é fulfillment?

 

O fulfillment é um elo de ligação entre os diferentes processos da logística de uma empresa.

É preciso levar em consideração que a experiência do cliente é um fator cada vez mais importante para as vendas online. Por isso, atrasos na entrega, prazos longos e erros na etapa de separação e distribuição, são inaceitáveis para o consumidor. O cliente espera receber a sua encomenda com a maior agilidade em menor tempo possível.

Garantir a máxima satisfação do cliente é o principal objetivo do fulfillment. Apenas com todas as áreas integradas é possível garantir feedbacks positivos e aumentar os números de recompra. Afinal, apenas o setor de logística de forma isolada não é capaz de atender todas as expectativas do cliente.

Portanto, o fulfillment busca unificar as seguintes áreas de um negócio moderno:

 

 

 

    • Tecnologia: para garantir um maior controle de processos, desde o armazenamento do estoque, separação e envio de pedidos.

 

 

    • Atendimento: setor que faz o acompanhamento dos pedidos após a compra.

 

 

    • Marketing: na criação de estratégias para fidelizar clientes e aumentar os índices de recompra.

 

 

    • Logística: área que se torna otimizada a partir da ligação entre todos os setores do negócio.

 

 

 

 

Como funciona o fulfillment na prática?

 

Na prática, o fulfillment é um processo que se atenta para a separação dos itens vendidos por e-commerce e cuida para que os produtos cheguem com a maior agilidade possível para o cliente. Para garantir que o processo seja implementado com sucesso, muitos negócios vêm apostando na terceirização do fulfillment.

Ou seja, uma empresa cede um local para o seu armazenamento e expedição dos produtos. Normalmente empresas que possuem marketplace trabalham desta forma com seus parceiros.

 

Atenção às etapas do processo é fundamental

 

Para a implementação do fulfillment é preciso se atentar às etapas do processo, que garantem não só a junção dos procedimentos, para um negócio mais eficiente, como também trazem a melhor experiência ao cliente. São elas:

 

 

 

    • Estoque: o armazenamento pode tanto ser feito pela própria empresa, como terceirizado. Uma opção mais viável para os pequenos negócios e que evita problemas com a gestão.

 

 

    • Separação: realizada assim que a compra for efetuada.

 

 

    • Embalagem: é preciso cuidar para que a embalagem proteja o item e ele chegue intacto nas mãos do cliente.

 

 

    • Expedição: via transportadora ou Correios, o importante é que seja ágil e use tecnologia para permitir o rastreio pelo cliente.

 

 

    • Pós-venda: momento de coletar feedbacks e fidelizar o cliente.

 

 

 

Com todas as etapas agrupadas o seu negócio tem tudo para aumentar o índice de vendas e especialmente o número de recompras.

Para implementar o fulfillment na sua empresa com sucesso é preciso utilizar a tecnologia, que permite gerenciar o estoque com mais praticidade e evitar problemas com o armazenamento e demais etapas da logística. Conheça o GTI PLUG e descubra como ele pode te ajudar a ter um negócio moderno.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.