male warehouse worker using bar code scanner to analyze newly arrived goods for further placement in storage department scaled

Sistema WMS: saiba como escolher o ideal para sua empresa

 

Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é vantajoso para empresas que desejam otimizar a gestão logística. O sistema WMS traz uma série de benefícios para gerenciar o armazém, porque diferente de outros métodos, é uma tecnologia especializada nesse segmento.

Contudo, é preciso saber escolher o ideal para o seu negócio, pois assim você garante que seja implementado de maneira efetiva. A seguir, listamos algumas dicas para analisar durante a escolha. Confira.

 

Considere um WMS que se integra com os demais sistemas

 

A otimização dos processos de logística inclui a integração entre todos os sistemas de uma empresa. O WMS é o sistema de gerenciamento de armazém, mas há outras atividades que precisam ser controladas. Diferentes sistemas complementam uns aos outros, fornecendo uma visão geral dos processos de um negócio.

Assim, é possível visualizar todos os processos, bem como observar a necessidade de melhorias. A integração de todos os sistemas permite que o gerenciamento seja efetivo e traga real controle nos diversos processos, além do armazém.

 

Verifique qual é a tecnologia do sistema WMS

 

Antes de escolher o sistema, avalie quais as funcionalidades da ferramenta, bem como a sua usabilidade. Alguns softwares são mais complexos, com mais funções e ideais para determinadas necessidades. Enquanto outros são mais simples e com usabilidade mais intuitiva. Cada um dos sistemas é indicado para suprir determinadas demandas de uma empresa e é preciso pensar na eficiência operacional.

É preciso otimizar o espaço do armazém? Ou priorizar as tarefas de cada setor? Identifique as necessidades da empresa e avalie se a tecnologia é capaz de supri-las.

 

Observe os upgrades do sistema

 

Você adquiriu um software há alguns anos atrás e as operações logísticas da empresa mudaram durante esse período? Saiba que é preciso atualizar o sistema para que ele possa continuar realizando a gestão logística do armazém com eficiência. Mas, se o software não oferece essa opção, vai ser preciso desembolsar uma quantidade expressiva para que o fornecedor faça a atualização do sistema.

Para evitar essa situação e não comprometer o orçamento da empresa, é possível contar com tecnologias que permitem upgrades. Assim, é possível atualizar o sistema em períodos mais tranquilos, ou mesmo no fim de semana, quando o armazém não tem movimentação. Isso é um ponto importante para ser levado em consideração.

 

Avalie a reputação da prestadora de serviço

 

Por fim, mas de grande importância: conheça a prestadora de serviço. Tão necessário quanto avaliar o próprio sistema WMS, é saber qual é a reputação da empresa prestadora de serviço. Por isso, busque avaliações na internet e descubra o que os clientes dizem sobre ela.

Leve em consideração se a empresa oferece um suporte prestativo, se o sistema costuma apresentar falhas ou mesmo qual o tempo de espera para obter atendimento. Avalie com cautela considerando diferentes preços, diferenciais entre serviços prestados e como é realizado o atendimento.

Prestar atenção nestes detalhes garante que a sua empresa tenha uma experiência de compra mais positiva. Essa prestadora de serviços será sua parceira enquanto você utilizar o sistema. E essas parcerias a longo prazo devem sempre ser bem analisadas antes de fechar um contrato.

Gostou do post? Veja também quais principais indicadores de desempenho para logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *