Otimizar processos, reduzir custos e ter uma boa posição competitiva no mercado é o desejo de toda a empresa. No entanto, essa é uma meta um tanto difícil de ser alcançada. Isso porque os custos da área de logísticas chegam a
7,6 % da receita líquida das empresas.
Então, com esse cenário, como a empresa pode alcançar seus objetivos?
Indicadores de desempenho para logística, é a resposta. Eles também são comumente chamados de KPIs ( Key Performance Indicator). Eles são usados para medir e trazer uma avaliação de maneira assertiva, o andamento dos procedimentos essenciais na logística da empresa. Resumindo, os KPIs são métricas quantitativas.
Através da observação dessas métricas, é possível ver o que está dando certo na empresa e o que deve ser mantido. Bem como, aquilo que precisa ser melhorado.
Com uma análise de KPI é possível enxergar a raiz do problema, e resolvê-lo com maior eficácia. E claro, com isso, os lucros da empresa aumentam, os prejuízos diminuem e a empresa pode alçar voos maiores em relação a competitividade.
Veja a seguir os principais indicadores de desempenho para a logística.
On – Time e In – Full (OTIF)
Uma das metas principais de qualquer negócio é a satisfação do cliente. O indicador OTIF, mensura o quanto o consumidor está satisfeito com a sua empresa.
Esse indicador de desempenho, realiza análises da eficiência de entregas dentro de um determinado prazo. Esse tipo de análises são categorizadas como, On – Time. Já a análise dos procedimentos de atendimento e logísticos são chamados de In – Full.
Veja o cálculo:
OTIF = número de entregas OTIF / número total de entregas x 100
Basicamente, o OTIF informa se os clientes receberam suas mercadorias no tempo e endereços precisos.
Para conseguir bons resultados e aproveitamento das informações obtidas, é imprescindível que se tenha registrado data e hora dos pedidos realizados. Além disso, deve-se também estimar um prazo de entrega para o cliente, e nunca deixar de atualizar as informações do OTIF.
On – Time Delivery (OTD)
No contexto da indústria, o OTD é um dosindicadores logísticos com maior relevância. Isso porque esse indicador tem por objetivo mensurar a porcentagem dos pedidos entregues dentro do prazo correto.
O On- Time Delivery, tem por objetivo avaliar o tempo gasto entre a compartimentação e a distribuição da mercadoria até a entrega efetuada pela transportadora.
Veja o cálculo:
OTD = total de entregas do prazo / total de entregas x 100
Para que se tire o máximo de produtividade desse indicador, é muito importante que se crie o hábito diário de conferir os dados. E o percentual sempre deve estar acima dos 90%.
Acuracidade do Inventário
Esse indicador logístico melhora a gestão de estoque industrial. Ele tem por objetivo mensurar a diferença entre o estoque que já está no armazém, e o estoque que está apenas registrado no sistema.
E é bem normal que haja essa diferença. Principalmente, erros humanos ou métodos pouco eficientes que se utilizam para o controle e atualização dos dados do estoque.
Sendo assim, é muito importante ficar de olho nisso e se empenhar para que o número esteja sempre perto dos 100%.
Veja agora, a fórmula usada para encontrar esse percentual:
Acuracidade do Inventário = estoque físico / estoque registrado no sistema.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre logística acessando nosso blog.