Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como implementar uma Dark Store

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Apesar de ser uma denominação desconhecida por grande parte do público, a dark store é um conceito que veio para ficar. Em uma tradução mais próxima, trata-se de uma “loja escura”, inacessível para os consumidores.

Dessa maneira, você pode se perguntar: afinal de contas, o que é uma dark store?

Dark Stores são locais de armazenamento, seleção e distribuição de produtos de uma empresa. Funciona também como o centro de distribuição da mesma.

Com o aumento das vendas online, causadas pela pandemia do novo coronavírus, as dark stores se popularizaram. Caracterizando-se como espaços eficazes para que as empresas conseguissem se reinventar.

O crescimento do e-commerce foi um ponto crucial para a criação de novas alternativas para o varejo por conta da necessidade de isolamento social. Assim sendo, investir em um planejamento logístico competente tornou-se um excelente diferencial.

Em resumo, os negócios precisam se adaptar à nova era do consumo. Ofereça uma maior velocidade no atendimento e na entrega e possibilite um maior destaque. As dark stores surgiram para disponibilizar uma separação de produtos mais ágil e precisa.

Confira ao longo da leitura, algumas dicas importantes e valiosas para implementar uma dark store de modo bem-sucedido. Se coloque à frente das mudanças que o mercado exige e proporcione melhores resultados para o seu negócio.

Por que implementar uma Dark Store?

A implementação de uma dark store deve surgir quando existir conflito entre a estrutura da loja física e o estoque dos pedidos de e-commerce.  Evite o aparecimento desse problema para que não prejudique o atendimento presencial ao cliente.

Desse modo, a dark store facilita uma entrega muito mais rápida para o cliente, principalmente se estiver localizada em um espaço próximo ao local onde ele reside, garantindo uma mistura de agilidade com baixo custo.

Ainda assim, é preciso lidar com algumas questões importantes no processo de implementação. A localização da dark store precisa ser em um ponto estratégico, além de oferecer um sistema de gerenciamento que seja totalmente adequado.

É importante que o gestor lide de modo correto com as licenças regulatórias, obedeça a todas as regras e normas impostas por elas, evitando problemas com o licenciamento do espaço.

Da mesma forma, é preciso uma atenção durante a escolha da infraestrutura necessária para a implementação da dark store. A escolha dos melhores equipamentos de armazenagem, assim como dos sistemas e mobiliários, garante o sucesso da sua dark store.

Entre os investimentos em tecnologia que são indicados para potencializar o desempenho da dark store, está o sistema WMS. O uso em conjunto com equipamentos como coletores, computadores, leitores e impressoras facilita o cumprimento das demandas.

Por outro lado, usar o processo compartilhado (que é baseado na economia colaborativa) pode ser um grande aliado no sentido de garantir a qualidade da entrega dos produtos, além de um baixo custo no processo de distribuição.

Desse modo, isso possibilita ao courier percorrer percursos em menor tempo e entregando grandes volumes de pedidos, graças à capacidade do provedor de transporte contar com um espaço determinado e que atenda uma volumetria maior de pedidos em uma região.

 

Conclusão

Usando diversas tecnologias para as mais diferentes etapas da logística, a GTI Plug conta com uma vasta experiência neste segmento de mercado. Confira, em nosso site , mais informações sobre dark store e outros assuntos!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.