Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Quais principais indicadores de desempenho para logística?

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Otimizar processos, reduzir custos e ter uma boa posição competitiva no mercado é o desejo de toda a empresa. No entanto, essa é uma meta um tanto difícil de ser alcançada. Isso porque os custos da área de logísticas chegam a
7,6 % da receita líquida das empresas.

Então, com esse cenário, como a empresa pode alcançar seus objetivos?

Indicadores de desempenho para logística, é a resposta. Eles também são comumente chamados de KPIs ( Key Performance Indicator). Eles são usados para medir e trazer uma avaliação de maneira assertiva, o andamento dos procedimentos essenciais na logística da empresa. Resumindo, os KPIs são métricas quantitativas.

Através da observação dessas métricas, é possível ver o que está dando certo na empresa e o que deve ser mantido. Bem como, aquilo que precisa ser melhorado.

Com uma análise de KPI é possível enxergar a raiz do problema, e resolvê-lo com maior eficácia. E claro, com isso, os lucros da empresa aumentam, os prejuízos diminuem e a empresa pode alçar voos maiores em relação a competitividade.

Veja a seguir os principais indicadores de desempenho para a logística.

On – Time e In – Full (OTIF)

Uma das metas principais de qualquer negócio é a satisfação do cliente. O indicador OTIF, mensura o quanto o consumidor está satisfeito com a sua empresa.

Esse indicador de desempenho, realiza análises da eficiência de entregas dentro de um determinado prazo. Esse tipo de análises são categorizadas como, On – Time. Já a análise dos procedimentos de atendimento e logísticos são chamados de In – Full.

Veja o cálculo:

OTIF = número de entregas OTIF / número total de entregas x 100

Basicamente, o OTIF informa se os clientes receberam suas mercadorias no tempo e endereços precisos.

Para conseguir bons resultados e aproveitamento das informações obtidas, é imprescindível que se tenha registrado data e hora dos pedidos realizados. Além disso, deve-se também estimar um prazo de entrega para o cliente, e nunca deixar de atualizar as informações do OTIF.

 

On – Time Delivery (OTD)

 

No contexto da indústria, o OTD é um dosindicadores logísticos com maior relevância. Isso porque esse indicador tem por objetivo mensurar a porcentagem dos pedidos entregues dentro do prazo correto.

O On- Time Delivery, tem por objetivo avaliar o tempo gasto entre a compartimentação e a distribuição da mercadoria até a entrega efetuada pela transportadora.

Veja o cálculo:

OTD = total de entregas do prazo / total de entregas x 100

Para que se tire o máximo de produtividade desse indicador, é muito importante que se crie o hábito diário de conferir os dados. E o percentual sempre deve estar acima dos 90%.

 

Acuracidade do Inventário

 

Esse indicador logístico melhora a gestão de estoque industrial. Ele tem por objetivo mensurar a diferença entre o estoque que já está no armazém, e o estoque que está apenas registrado no sistema.

E é bem normal que haja essa diferença. Principalmente, erros humanos ou métodos pouco eficientes que se utilizam para o controle e atualização dos dados do estoque.

Sendo assim, é muito importante ficar de olho nisso e se empenhar para que o número esteja sempre perto dos 100%.

Veja agora, a fórmula usada para encontrar esse percentual:

Acuracidade do Inventário = estoque físico / estoque registrado no sistema.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre logística acessando nosso blog.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.