Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como escolher um bom WMS?

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

WMS é um sistema que otimiza esses processos de forma completamente eficaz, sendo uma solução para otimizar os processos logísticos das empresas. Portanto, escolher um bom WMS para gerenciar seu estoque de produtos pode diminuir muitos problemas na gestão de estoque e outros processos de logística. Quer saber mais? Continue por aqui.

 

O que é um WMS

 

WMS ou Warehouse Management System é um software especializado em oferecer suporte para a gestão de armazém e estoque. Com ele é possível que o usuário tenha um sistema integrado onde diferentes tarefas podem ser gerenciadas e monitoradas pelo computador ou por um dispositivo móvel.

Seu principal benefício está em oferecer um melhor suporte para o cliente, já que, por meio dessa ferramenta é possível localizar cada produto no seu estoque. Dessa forma, você pode atender o cliente com mais assertitividade e rapidez quando ele quiser comprar ou encomendar um produto.

No geral, os principais benefícios com o uso de um bom WMS são:

 

 

 

    • Melhoria do controle operacional, obtendo informações em tempo real;

 

 

    • Menor tempo de espera, já que o sistema será automatizado;

 

 

    • Gestão de espaço do estoque otimizada, já que o WMS informa quando se tem espaços livres;

 

 

    • Redução de custos com trabalhadores, pois, funções que antes eram manuais, depois da implantação de um WMS, serão feitos de forma automática.

 

 

 

 

Escolhendo um bom WMS

 

Para escolher o WMS certo para a sua empresa, que seja de qualidade e que realmente solucione as necessidades, alguns fatores precisam ser seguidos:

 

Tenha em mente todas as necessidades da empresa

 

Antes de escolher e avaliar um bom WMS, é preciso ter ciência do que a empresa precisa no momento. No caso de um e-commerce, que possui entregas lentas, é preciso descobrir o motivo da lentidão no processo antes de escolher um software.

Em uma suposição onde o problema seja no picking, uma solução seria buscar um WMS que ofereça melhores soluções de automação.

 

Veja os cases de clientes que utilizam o sistema

Uma das melhores formas de saber se o WMS é efetivo é observar se a empresa possui cases de clientes que alcançaram os resultados esperados utilizando o sistema.

Observar se os clientes que a empresa já tem conseguiram resolver seus problemas é uma prova de que a empresa fornecedora do WMS é de confiança e oferece de fato soluções que são efetivas.

 

Foque na qualidade

 

Ao investir em um sistema que irá resolver problemas de gestão e automatizar processos, é preciso priorizar o retorno sobre investimento do que o valor da contratação do software.

Você conseguirá ter um ótimo retorno sobre investimento se a ferramenta contratada solucionar problemas que antes causavam prejuízos e diminuição de lucro. Consequentemente, isso faz valer a pena o preço do serviço contratado.

 

Verifique a tecnologia

 

É importante avaliar as tecnologias e funcionalidades que a ferramenta apresenta.

Uma boa ferramenta apresentará uma plataforma com funções que irão garantir a eficiência operacional, permitindo a otimização do espaço do armazém por meio da configuração das regras e priorização de armazenagem.

 

Conheça a solução que temos para você

 

Entregando diversas vantagens e visando agilizar, simplificar e modernizar muito mais as suas operações logísticas, o GTI PLUG garante ser a solução ideal para você. Fale com um especialista do time GTI PLUG e conheça melhor os nossos diferenciais.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.