Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Estoque de segurança: O que é e como calcular?

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

As empresas que possuem estoque de segurança preocupam-se com os imprevistos que podem acontecer e, dessa forma, estão um passo à frente daquelas empresas que não possuem esse tipo de estoque. A estratégia é adotada tanto pelo comércio quanto pela indústria, já que possui uma série de benefícios, como evitar que o atraso na entrega do fornecedor prejudique as vendas ou a produção de produtos, por exemplo.

Entenda agora o que é o estoque de segurança, a importância dele e como calcular. Basta continuar lendo este artigo!

 

O que é estoque de segurança

 

O estoque inteligente ou de segurança é um estoque extra, também conhecido como reserva, que pode ser utilizado ou não pela empresa. O principal objetivo é assegurar que os produtos estejam sempre disponíveis para os clientes. Principalmente, naquelas épocas do ano em que as vendas sobem muito, como Natal e Black Friday.

 

Importância do estoque de segurança

 

estoque de segurança, como dito anteriormente, é extremamente importante para que o fluxo de vendas, no caso de produtos, ou de produção, no caso de matérias-primas, não seja prejudicado. Por isso, o estoque inteligente garante que o produto não falte diante de imprevistos que podem surgir no caminho.

 

Como calcular o estoque de segurança

 

Agora que já explicamos o que é e a importância do estoque de segurança, você deve estar se perguntando como fazer o cálculo de forma eficaz para evitar desperdícios. Para isso, temos que entender os seguintes conceitos:

 

 

 

    1. Tempo de entrega (lead time): É o tempo decorrido entre o momento em que o pedido de uma remessa de mercadorias é feito ao fornecedor e o momento em que ela chega até a empresa. Tal conceito é muito importante na logística.

 

 

    1. Previsão de demanda: É uma análise realizada para a prevenção, visto que, quando a demanda é conhecida, a empresa pode investir num estoque inteligente que atenderá a demanda esperada. Desse modo, é possível prever as necessidades de produtos e evitar a indisponibilidade deles.

 

 

    1. Nível de serviço: Trata-se da relevância dos produtos comercializados. Se determinado produto é muito procurado pelos seus clientes, logo há necessidade de ter um estoque maior deste produto, em comparação a outros que não são tão populares assim.

 

 

 

 

A fórmula do cálculo do estoque de segurança

 

Para calcular, utiliza-se a seguinte forma:

Estoque de Segurança = Demanda média diária x tempo de entrega (dias)

Sendo assim, confira o exemplo abaixo:

Se uma empresa vende 50 unidades de um modelo de boné por dia e o tempo que o fornecedor leva para entregá-los é de 3 dias, então ao aplicarmos a fórmula: 50 x 4 = 200.

Então, nesse caso, o estoque de segurança tem que ser de, no mínimo, 200 peças do boné. Compreendeu? Não é difícil de aplicar a prova, basta que você tenha os dados para realizar o cálculo.

Entretanto, quando a empresa precisar lidar com números maiores, é indicada a automatização do processo. Uma vez que, diminui a incidência de erros e há ganho de tempo. Para isso, uma solução ideal é a implantação de um WMS para agilizar os processos e controlar de forma eficiente o estoque de produtos.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre o mundo logístico, continue aproveitando os conteúdos do nosso blog.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.