API de integração: você sabe o que é?

API é Application Programming Interface, em outras palavras e de forma bem simples para todo mundo entender, é como se fosse aquela tomada que você tem dentro de casa.

Então, se você que plugar uma batedeira e ele precisa de 110v você tem uma tomada que você conecta e ele automaticamente está funcionando.

Trazendo isso para o mundo de tecnologia podemos dizer que é um padrão criado para que todos possam acessar o seu serviço sem que eles necessitem diretamente de você, sem que uma atrapalhe o outro.

Vamos detalhar mais para ficar bem claro.

Imagine que você tem uma série de sistemas na sua empresa e você acabou de definir que irá utilizar uma nova plataforma que precisa de informações dos sistemas já existentes.

Existem várias formas disso ser feito, mas a mais utilizada hoje são as API.

A imagem abaixo retrata bem isso, veja que o sistema azul conversa com o sistema amarelo através de um plug, isso são as API’s.

Pode parecer complexo, mas não é.

Abaixo vou mostrar um exemplo por que o uso de uma API facilita o dia a dia.

Imagine que você tenha um ERP (Enterprise Resource Planning), aquele sistema que faz a gestão da sua empresa e agora você vai utilizar um novo sistema para fazer a gestão do seu estoque.

Nesse momento, você pensa que de forma alguma você deseja cadastrar todos os meus produtos nesse novo sistema.

Foi assim que surgiram as API’s.

Elas serão responsáveis por fazer todo esse trabalho de enviar as informações de um sistema para o outro.

Bom, então por que isso é importante?

  • Primeiramente, porque você tira todo esse atrito de levar informações de um sistema para outro sem a necessidade de conhecer profundamente ou de um desenvolvimento de software específico.
  • Outra vantagem fazer uso de uma API é que os sistemas podem incorporar funcionalidades de terceiros sem a necessidade de bater na porta da empresa fornecedora da solução e fazer inúmeras reuniões para entender o funcionamento do sistema dela para só assim disponibilizar para o usuário.
  • Uma tendência mundial é a utilização de API em todos os software e plataformas, pois isso da uma abertura muito grande para que todos tenham oportunidade e não fiquem presos em sistemas ou regras impostas pelos fornecedores.

Como sei se meu sistema utiliza API?

Essa é uma pergunta muito boa, pois não fica estampado nos sistemas ou nas plataformas um selo informando que elas implementam o uso de API’s.

Então como eu vou saber?

Na prática, você como usuário não precisa saber se o seu sistema utiliza ou não API’s.

Mas ficará muito nítido se a plataforma que você utiliza faz uso de uma API externa se você perceber que ela integra, por exemplo:

  • Com os Correios,
  • Com o mapa do Google,
  • Ou até mesmo com uma transportadora.

Se você for mais curioso e visitar o site da plataforma que você usa possivelmente você vai encontrar algo relativo a documentação ou uma área para desenvolvedores e que lá estará uma documentação falando é a API desse sistema.

E meus dados? O uso de API é seguro?

Quando estamos na internet um tema muito falado é sobre segurança.

E com as API’s não é diferente.

Como as API’s expõe dados e dados tem muito valor elas acabam chamando muita atenção para pessoas maliciosas. 

A troca de informação é muito segura, pois apenas dados permitidos irão transacionar de um sistema para o outro e sempre utilizando de chaves secretas ou usuário e senha.

E no GTI Plug tem alguma API?

No GTI PLUG fazemos uso de API’s de terceiro para integrar com outros sistemas, como por exemplo: ERP’s, Correios, Transportadores e outros.

Mas nós também temos nossa própria API que você pode conhecer em https://developers.gtiplug.com.br

Agora que você já está fera e quiser integrar um sistema da sua empresa conosco não pense duas vezes!

Use nossa API ou entre em contato e vamos conversar!

Deixe um comentário