Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como fazer o controle de estoque de maneira remota?

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O controle de estoque de maneira remota já é uma realidade em diversas empresas. Ele pode auxiliar bastante o seu empreendimento, no sentido de maximizar tanto a cobertura quanto o próprio controle de produtos.

Dessa maneira, todas as dificuldades encontradas na hora de realizar o controle de estoque de modo manual acabam sendo diminuídas através da maneira remota, por conta da possibilidade de conhecer melhor a rotatividade dos itens.

Portanto, pode ser realizada de qualquer lugar que tenha um dispositivo conectado à Internet. A otimização do estoque online tende a apresentar melhores resultados e, consequentemente, a auxiliar bastante a rotina das empresas.

Confira no texto abaixo as principais informações sobre o controle de estoque de maneira remota, seus benefícios e como fazer o processo, de modo a impulsionar a otimização dos itens de sua empresa!

 

O que é o controle de estoque?

 

O estoque corresponde a toda matéria-prima, mercadoria e produto de uma empresa, cujo destino é o de colaborar com as atividades do negócio. O controle desse estoque viabiliza não apenas a segurança dos itens, como um melhor gerenciamento dos mesmos.

Desse modo, essa ferramenta se caracteriza, principalmente, em controlar as entradas e saídas do estoque, oferecendo informações relevantes sobre os produtos que possuem maior e menor rotatividade, permitindo um melhor planejamento em relação ao uso deles.

Antes, esse processo era realizado de maneira manual. O controle de estoque acompanhou as mudanças tecnológicas e agora oferece melhores resultados ao utilizar softwares especializados, que atuam de modo online, oferecendo diversos benefícios e funcionalidades.

Assim sendo, os funcionários responsáveis por fazer o controle do estoque conseguem mensurar o uso correto dos materiais, optando de modo muito mais certeiro em relação à sua manutenção ou descarte.

 

Funcionamento do controle de estoque de produtos online

O software de gestão de produtos

utiliza um sistema em nuvem para fazer um melhor direcionamento dos produtos de uma empresa. Isso facilita com que os itens sejam cadastrados corretamente e de maneira automática.

Tudo isso é possível através do uso da nota fiscal eletrônica de compra do produto. A NFe também proporciona um melhor gerenciamento da entrada e saída dos itens, sem o risco de perder informações importantes.

 

Benefícios do controle de estoque remoto

 

Quando utilizado de modo remoto, o controle de estoque pode ser acessado de diversos locais, não tendo a necessidade da presença do funcionário na empresa para resolver as questões desse setor.

Dessa maneira, além da possibilidade do acompanhamento em tempo real das movimentações que acontecem no estoque, a emissão das notas fiscais eletrônicas garante uma menor incidência de erros na gestão.

O controle de estoque online pode ser facilmente integrado com outros setores da empresa, facilitando a geração de relatórios específicos, tanto em relação ao balanço da empresa, quanto em relação às contas a pagar.

 

Escolhendo o sistema de controle de estoque

 

Com a finalidade de escolher o melhor sistema de controle de estoque para a empresa, é preciso encontrar um software que possua as condições e ferramentas necessárias para trazer melhores resultados para o seu negócio.

Desse modo, ao contrário do controle manual, o software de gestão de estoque deve oferecer maior praticidade, com funcionalidades fáceis de se aprender no dia a dia, para que os colaboradores consigam otimizar o tempo de serviço, diminuindo os prejuízos.

Lembre-se também de escolher um software de controle de estoque condizente com o orçamento e resultados financeiros da empresa. De nada adianta investir em um software caro, se ele vai impactar diretamente nas contas de seu negócio, causando problemas.

Em resumo, confira se os computadores dos funcionários responsáveis pelo controle de estoque online são compatíveis com o software. Como citado acima, o custo-benefício deve ser condizente com os valores disponíveis no orçamento do negócio.

 

Como usar o controle de estoque da maneira correta?

 

Após a instalação do sistema de controle de estoque, existem alguns procedimentos que devem ser realizados da maneira correta para garantir o sucesso da empreitada, trazendo melhores resultados de modo remoto.

Assim sendo, o primeiro passo é digitalizar todos os processos internos em forma de checklist para que toda a equipe da empresa consiga ter um fácil acesso ao sistema, quando necessário. Isso otimiza todos os processos, e não só do controle de estoque.

Esse investimento em um checklist de verificação, além de ajudar não apenas o estoque, mas os outros setores, também facilita a diminuição de erros, auxiliando a contabilidade e gerenciamento da empresa como um todo.

Em suma, o controle de estoque possui como principal finalidade a prevenção de prejuízos. Desde as informações dos produtos que saem rapidamente, até a frequência em que os itens são reposicionados no estoque, todos os dados colaboram para a diminuição de erros.

Assim sendo, o controle de estoque online deve ser realizado de modo a identificar possíveis perdas, com o intuito de elaborar procedimentos de prevenção em relação aos produtos, potencializando um atendimento de qualidade e a diminuição de riscos.

Isso, sem contar um melhor gerenciamento do controle de entrada e saída dos produtos da empresa, gerando informações relevantes e precisas para continuar deixando a sua empresa como verdadeira referência quando se trata da sua área de atuação.

 

Conclusão

 

Tem interesse em saber como a transformação digital pode trazer melhores resultados para a sua empresa? Confira no site da GTI PLUG todos os conteúdos elaborados sobre o papel da logística, e invista no futuro dos seus negócios!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.