Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Gestão de frotas: 5 motivos para ter o controle em tempo integral

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Gestão de frotas é o nome dado ao gerenciamento dos veículos utilizados por uma empresa para prestação de serviços, coleta ou transporte. A gestão é realizada a partir da obtenção de dados e informações sobre consumo de combustível, rotas, manutenção e quilometragem rodada.

Contudo, não é uma tarefa simples gerenciar  muitos veículos, especialmente se as frotas são muito grandes. Por isso, é preciso ter estratégias para automatizar o processo, para assim reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos.

Ainda que a empresa tenha uma frota de pequeno porte, é importante ter controle em tempo integral. Isso porque os veículos podem causar gastos expressivos e comprometer o orçamento. Descubra 5 motivos para realizar a gestão de frotas e diminuir os riscos no seu negócio.

 

1. A gestão de frotas serve para observar como os motoristas estão dirigindo

 

A forma como os motoristas dirigem traz impacto significativo para um negócio, especialmente quando o nome da empresa está estampado no veículo. Ao acompanhar em tempo integral e rastrear os veículos, é possível descobrir qual motorista está dirigindo determinado veículo e em qual momento.

Assim, diante de infrações de trânsito ou outros motivos relacionados ao motorista em questão, a empresa pode tomar as medidas necessárias e resolver os problemas rapidamente. Ainda, é possível criar uma cultura na empresa, disseminando os valores da organização e instruindo os motoristas.

Quando o motorista toma conhecimento do rastreamento e recebe instruções precisas, a produtividade aumenta e esses problemas são evitados.

 

2. Mostra quanto combustível está sendo gasto

 

Combustível não é um bem barato e quando desperdiçado, compromete severamente o orçamento de uma empresa. Assim, a partir dos dados, é possível verificar a quantidade de combustível que está sendo gasta e tomar medidas necessárias, em casos de problemas verificados.

Em alguns casos, cabe instruir os motoristas para boas práticas de direção. Afinal, acelerações e frenagens bruscas podem aumentar o gasto com combustível, gerando desperdício. Com a gestão de frotas também é possível observar outros hábitos que levam ao desperdício de combustível, como por exemplo, determinadas rotas.

 

3. Aponta quais rotas estão sendo seguidas

 

O planejamento caminha lado a lado com a gestão de frotas. Afinal, é preciso estabelecer quais rotas são mais vantajosas e pensar em vias menos movimentadas pode trazer mais produtividade. Além disso, é essencial pensar em quais horários são mais atrativos, por terem menos movimento. Todos esses dados podem ser acompanhados por meio da gestão.

 

4. Ajuda a verificar as condições do veículo

9

Por meio dos registros, é possível inserir dados sobre os veículos, como por exemplo, quando foi a última manutenção dos freios ou a última troca de óleo. Assim, é possível saber quando levar o carro à oficina para os procedimentos necessários. A manutenção serve para conservar a frota e evitar prejuízos com problemas que poderiam ser evitados pela revisão.

 

5. Traz tomadas de decisões mais assertivas

 

Com todos os dados disponibilizados pelo gerenciamento das frotas é possível tomar decisões mais estratégicas. Ao verificar um problema recorrente, a empresa pode tomar as atitudes necessárias para solucioná-lo.

Se há muitos problemas envolvendo atrasos, por exemplo, novas rotas podem ser traçadas com mais estratégia. Se os veículos apresentam sinais de mau uso, mesmo com a revisão em dia, cabe instruir os funcionários.

Gostou deste artigo? Então descubra porque investir também em gestão de armazém.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.