Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Otimização de tempo: saiba como gerenciar melhor o seu negócio

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

O tempo é um bem precioso e escasso. Não raramente nos sentimos sem esse recurso, seja na vida pessoal ou profissional. Contudo, o que parece uma escassez, na verdade pode ser falta de planejamento. Por isso, saiba como usar a otimização de tempo para gerenciar melhor o seu negócio e conquistar resultados positivos.

 

 

Planejamento é fundamental para a otimização de tempo

 

Todo negócio de sucesso sabe o papel que um bom planejamento possui nos processos da empresa. Vale tanto para negócios que estão iniciando as atividades, quanto para os que desejam implantar melhorias. Assim, é preciso planejar cada etapa de uma atividade, definir prioridades e deixar um espaço para possíveis imprevistos.

Um bom plano de negócios ajuda qualquer empresa a colocar os pés no chão e planejar o que deseja executar de acordo com a realidade. Quanto tempo é possível desprender para realizar determinada tarefa dentro do prazo? Qual o tempo disponível de determinado setor para assumir esse projeto? São questões pertinentes para ter otimização de tempo no negócio.

 

Estabeleça metas

 

Sem saber onde se deseja chegar, não é possível traçar qual caminho seguir. Por isso, quais são os objetivos da sua empresa? Muitas vezes, por não ter metas nítidas, um negócio perde muito tempo. Afinal, as funções vão se acumulando e sendo feitas sem nenhum propósito. O volume de trabalho só aumenta, enquanto os números não crescem.

É preciso parar de trabalhar apenas por trabalhar, sem saber onde se deseja chegar. Destine alguns momentos para estabelecer metas, prioridades e traçar quais são os caminhos possíveis para chegar lá. Otimização do tempo também é sobre definir metas de curto, médio e longo prazo, listando quais os melhores métodos para alcançá-las.

 

Otimize os processos logísticos

 

A logística é a mente do negócio, responsável por executar processos, além de traçar métodos efetivos para a otimização dos mesmos. Atualmente, as empresas já contam com diversas tecnologias que trazem autonomia para a logística, além de eliminar erros e evitar a perda de tempo.

Um exemplo são os softwares para acompanhar entradas, saídas e fazer o gerenciamento completo do estoque. Imagine quanto tempo pode ser poupado quando os processos passam a ser digitais? Menos dor de cabeça, dados disponíveis e atualizados em tempo real e tempo otimizado. O uso estratégico do tempo permite que a empresa use esse bem valioso para tomar decisões assertivas.

 

Delegue funções para departamentos e pessoas certas

 

Por fim, o quadro de colaboradores, bem como os departamentos, deve ser bem definidos para que as funções sejam delegadas da forma correta. Imagine que um erro de logística aconteceu e foi realizada uma compra maior do que o necessário. Esse problema impacta o financeiro, mas o erro não aconteceu neste departamento. Não é a função do financeiro reverter a situação e tentar corrigir dessa forma é desperdício de tempo.

Outro exemplo é o caso dos diretores centralizadores. Pode parecer desesperador abrir mão do controle total do seu negócio, mas uma equipe capacitada é o que torna uma equipe produtiva. Pessoas capacitadas, departamentos bem definidos e um líder para direcionar traz otimização de tempo. Assim, a equipe terá um desempenho cada vez mais confiante e produtivo.

Gostou de saber mais sobre a otimização de tempo? Então saiba por que fazer um bom controle de estoque.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.