Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

5 ferramentas para evitar ou reduzir processos manuais

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Toda empresa deseja aprimorar os processos manuais, afinal, com a otimização a produtividade aumenta – o que traz resultados mais positivos. É por isso que os negócios de sucesso estão sempre de olho em ferramentas que tragam mais agilidade e praticidade.

A tecnologia evoluiu e as empresas devem evoluir junto com elas. Conheça 5 ferramentas para evitar ou reduzir os processos manuais na sua empresa.

O que fazer para evitar ou reduzir processos manuais?

Sem dúvidas, a logística é um dos processos mais complexos de uma empresa. Se torna ainda mais desafiador quando a empresa tem uma logística dependente de processos manuais. Assim, a automação de parte dos processos é de suma importância.

A implementação, contudo, deve ser bem planejada. É preciso escolher quais softwares e demais ferramentas serão utilizados.  Além disso, um roteiro completo dessa transformação pode ajudar a trazer resultados efetivos.

Executar essa ação de modo inteligente inclui estudar a ferramenta que será implementada, bem como elencar pessoas chaves para controlar. O período de transição entre os processos manuais e a automação pode ser bem desafiador. Por isso, planejamento é a palavra-chave para esse momento.

Agora, conheça as ferramentas.

1. Ferramentas para o controle de entradas e saídas

Controlar entradas e saídas de forma digital é o primeiro passo para melhorar os resultados de uma empresa. Usar softwares específicos para a gestão do estoque garante o controle total das mercadorias que entram e saem, em tempo real. Assim, é mais simples equilibrar o estoque de acordo com as vendas.

Imagine o tempo que uma empresa gasta apenas para registrar entradas e saídas de forma manual. Além de não ser possível atualizar em tempo real, fora as chances de erros durante o processo. Essas ferramentas otimizam o seu estoque, para que a empresa passe a conhecer o ritmo de vendas e manter o armazém operando de acordo com a necessidade.

2. Sistemas de integração

Outro grande desafio da logística é integrar os processos de uma empresa. Sistemas desenvolvidos com esse propósito podem garantir que os diversos setores de uma organização conversem de forma mais efetiva.

Um exemplo é um app para uso interno, que permite a integração de diversas funções, criando uma rede segura entre os colaboradores. Esses sistemas podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada segmento de atuação.

3. Rastreamento de cargas e produtos

Além de permitir que o cliente localize sua compra durante o processo de entrega, o rastreamento é um aliado para diminuir processos manuais. Isso porque as rotas de entrega podem ser planejadas pela ferramenta para evitar o desperdício de combustível e tempo.

Assim, automatizar o rastreamento traz mais segurança para seus clientes, aumentando a confiabilidade e otimizando a organização da empresa.

4. Apps para vendas online

Otimizar o sistema de vendas garante a eliminação de diversas tarefas que antes eram realizadas manualmente. Por exemplo, há apps que permitem análises sobre o perfil dos clientes, ao cruzar as informações do público, como localização geográfica, frequência de compra ou idade.

Não é preciso analisar esses dados manualmente. Um app de vendas faz muito mais do que apenas vender os seus produtos. As informações podem ser úteis para campanhas de marketing ou mesmo para melhorar o atendimento.

5. Sistemas de gestão empresarial

É possível melhorar as informações do setor financeiro e administrativo de uma empresa. Os sistemas de gestão empresarial automatizam esses setores, evitando horas de trabalho em processos manuais.

Com um sistema de gestão empresarial, os setores de RH, financeiro e administrativo compartilham de um mesmo software. Assim, há a integração dos setores, cruzamento de informações e controle unificado da organização.

Gostou do conteúdo? Confira também a importância do sistema TMS para os processos logísticos.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.