Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Por que não fazer o controle de estoque no Excel?

Por: GTI PLUG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

04

O tempo passa e tudo se transforma, incluindo a gestão de logística. Esse é um assunto que empresas e negócios de sucesso precisam se atualizar constantemente. Neste setor, as mudanças são expressivas a cada ano e o controle manual agora é coisa do passado.

Continue a leitura e entenda por que você não deve fazer o controle de estoque no Excel.

Seu controle de estoque ainda é feito no Excel?

A prática de controle de estoque manual ainda é feita por muitas empresas, especialmente por micro e pequenos empreendedores. Basicamente, esse método de controle consiste em registrar entradas e saídas de produtos, para assim equilibrar o estoque com o ritmo de vendas. Contudo, essa não é a melhor forma de cuidar do seu estoque.

Controle manual de estoque no Excel gera desperdício de tempo

Controlar planilhas no Excel é cansativo e demorado. É preciso preencher dados manualmente e atualizar constantemente, com esforços repetitivos. Mesmo com o pleno domínio da ferramenta, o controle de produtos é algo que pode facilmente ser otimizado por meio de sistemas de gestão de estoque.

Imagine um alto fluxo de vendas e giro de estoque. Preencher planilhas diariamente toma um tempo enorme do seu dia de trabalho. Período esse que poderia ser destinado à realização de outras tarefas importantes.

Você pode perder dados

Depender de um software como o Excel para a sua gestão de estoque não é um método seguro. E se torna ainda pior quando as planilhas são salvas apenas em um computador. O risco de perder informações sobre o seu negócio é alto.

O aparelho pode quebrar, alguém pode excluir por engano e diversas outras situações podem danificar o computador. Não dá pra contar com a sorte, não é mesmo?

Chance de erros e risco de segurança

Depender do controle manual é contar com a chance de erro e com isso, a chance de um grande prejuízo para a sua empresa. Apenas um erro de digitação ou uma linha sem preencher é capaz de prejudicar o orçamento do seu negócio.

Imagine que o erro aponta que existe mais produtos do que realmente existe no estoque. Você realiza as vendas e quando vai entregar, uma grande surpresa. Com atraso na entrega, seu negócio vai gerar uma péssima experiência para o cliente.

A segurança das informações é outro fator relevante. No Excel não há um controle rigoroso com criptografia e segurança de dados. Apenas o uso de senhas é insuficiente para trazer segurança. Assim, suas informações ficam expostas a ataques de hackers, vazamento de dados e acesso de pessoas não autorizadas.

O controle de estoque no Excel não é integrado com outras áreas

Se você ainda faz o controle de estoque no Excel já deve ter notado a dificuldade em integrar diferentes áreas da empresa por meio das planilhas. Isso porque, neste método, uma planilha é feita para o estoque, enquanto outra é feita para acompanhar as vendas.

É difícil fazer com que as duas planilhas sejam cruzadas, além de ser impossível atualizar ambas em tempo real. Esse problema é facilmente resolvido por meio de um software específico para a gestão de estoque e logística da empresa.

Gostou desse conteúdo? Então descubra como implementar uma Dark Store.

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.

    Agora você pode conhecer mais de perto o GTI Plug!

    Você está a um passo de agendar sua demonstração. Você só precisa preencher o formulário para que nosso time entre em contato com você.