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O que significa GTIN?

Por: Eduardo

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GTIN é uma sigla utilizada em todo o mundo e significa “Global Trade Item Number”, aplicada para identificar itens comerciais. É controlada pela GS1, uma entidade presente em 150 países, responsável por desenvolver, controlar e manter padrões de comunicação empresarial. É muito conhecida pelo famoso código de barras, requisito necessário para todos os produtos industrializados.

A seguir, entenda o que é GTIN e para que serve.

 

Afinal, o que é GTIN?

 

O Global Trade Item Number, que em bom português significa “número global do item comercial” é uma espécie de código de barras que pode ser usado internacionalmente. É um termo “guarda-chuva” que abrange produtos e serviços de todos os tipos, desde que possam ser precificados ou faturados.

De forma simplificada, se trata do número do código de barras internacional, sendo que sem ele, o processo de vendas se torna inválido. Esse número pode aparecer em diferentes tamanhos, como 8, 12 ou 14 dígitos, mas é mais comum que seja composto por 13 números.

 

Para que serve o GTIN?

 

O GTIN é amplamente utilizado no varejo e serve para a identificação de produtos ou serviços. Esse número atesta as particularidades de um produto e concentra informações como suas características físicas, origem e valor de varejo.

Quando falamos em E-commerce, o GTIN é ainda mais útil, já que é responsável por concentrar todos os dados de um produto. Assim, fica mais fácil fazer a busca por um item pelo número, além de mais oportunidades para vender em diversos sites. A Amazon, por exemplo, solicita para quem vende na plataforma. Assim como o Google Shopping, que tornou o GTIN obrigatório às marcas em 2016.

Sua marca quer passar a usar códigos de barra? Optar por padronizar de acordo com os preceitos da GS1 aumenta suas chances de posicionamento no mercado.

 

Quais as vantagens para as marcas?

 

Como você já deve ter percebido até aqui, o código GTIN é repleto de vantagens para as marcas que desejam crescer. Confira mais detalhes:

 

 

 

    • É um requisito fundamental para vender em diversos marketplaces, como Amazon e Google Shopping.

 

 

    • Maior posicionamento da marca de forma internacional, ou seja, mais crescimento e lucros.

 

 

    • Mais precisão nos dados dos seus produtos.

 

 

    • Facilidade para encontrar os produtos nos sites de busca ou comparadores de preços. Seu cliente terá mais acesso às suas mercadorias.

 

 

    • Melhora a experiência de compra do cliente.

 

 

    • Transmite segurança e boas impressões sobre a marca.

 

 

 

Assim, podemos entender que o GTIN é uma maneira eficiente de acessar, disponibilizar, validar e receber informações. É à prova de erros, falsificações, além de trazer eficiência para os processos. Esse número também leva credibilidade aos clientes.

Para concluir, o número do GTIN é fundamental para as marcas que desejam crescer. Afinal, é um requisito fundamental para vender nos principais marketplaces, além de ser válido em todo o mundo.

Gostou desse artigo? Leia também como implementar uma dark store e otimize ainda mais suas vendas.

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