Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Tipo de estoque: escolha o melhor

Por: Eduardo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Tipo de estoque: qual escolher? Você sabe que a rotatividade de produtos da sua empresa difere das demais, principalmente quando o negócio muda.

Da mesma forma, entender a fundo cada tipo de estoque que existe e adequar a sua gestão de estoque baseada em um escolhido, é fundamental para melhoria da sua eficiência logística, antecipar possíveis demandas e, principalmente, ser mais assertivo em seu controle de perdas.

Consequentemente a essa melhoria de gestão, seus produtos estarão mais disponíveis para seus consumidores finais e seu negócio tenderá a crescer.

Tipo de Estoque 1 – De antecipação

Esse estoque de antecipação, que também pode ser chamado de sazonal, é o típico controle de estoque realizado por empresas que possuem picos de demandas.

Por exemplo, o varejo em datas comemorativas como dia das mães, natal, black Friday, precisará se preparar com um estoque mais elevado para as datas em que observa um aumento de vendas.

Da mesma forma, esse estoque de antecipação, deve ser utilizado quando o gestor de estoque observa que haverá intermitência por parte do fornecedor afim de garantir que aquele produto se mantenha em estoque.

Tipo de Estoque 2 – De Ciclo

Se sua empresa possui um giro de estoque elevado e de uma quantidade alta de tipos de produtos, esse é o modelo de gestão de estoque ideal para o seu negócio.

O estoque de ciclo funciona muito bem para empresas que precisam fornecer todos os tipos de produtos de seu portfólio ao mercado, mas não irá produzir todos eles ao mesmo tempo.

Desta forma, o gestor de produção, alinhado com o gestor de estoque e comercial, realizam uma programação de produção com foco na entrega de cada item do portfólio na quantidade adequada afim de suprir a demanda do mercado. 

Tipo de Estoque 3 –  Dropshipping

Esse termo Dropshipping é uma junção de duas palavras em inglês: drop mais shipping. Drop, significa largar e shipping remeter.

Muito comum para empresas de e-commerce, que hoje 90% das empresas possuem o seu, basicamente significa terceirizar o estoque e a remessa dos seus produtos para outra ou outras empresas.

Dessa forma, a empresa faz a venda do produto online, envia o pedido para o parceiro e esse faz todo o processo de separação e envio para o cliente. Empresas como AliExpress e eBay trabalham com esse tipo de estoque há muitos anos.

Tipo de Estoque 4 – De proteção

Por fim, temos o tipo de estoque de proteção que, como o próprio nome revela, tem como objetivo proteger a disponibilidade do seu estoque contra algum evento que pode não ocorrer.

Como assim? Sim, você supõe que possa ocorrer alguma greve, alguma questão governamental que incorra em aumento dos preços, e garante que seu estoque esteja protegido e seu mercado abastecido.

Esse tipo de estoque, que também pode ser chamado de hedge inventory e estoque isolador, tem como principal objetivo proteger o seu negócio de imprevistos e garantir o fornecimento de seus produtos.

É arriscado? Sim, e geralmente para ser colocado em prática exige a aprovação da alta direção estratégica da empresa.

E como controlar o estoque, independentemente do tipo escolhido?

Acima de tudo, antes de escolher o tipo de estoque adequado para o seu negócio, você deve ter como sua aliada a tecnologia na gestão do dia a dia.

Ou seja, de nada adianta você ter um planejamento impecável e conhecer profundamente o ciclo de rotatividade do seu armazém, se seu controle ainda é feito via pranchetas e planilhas de Excel.

Como o GTI Plug pode ajudar a sua empresa?

O GTI PLUG ajuda sua empresa a crescer sem limitações, mantendo com você o controle completo sobre informações do seu armazém e dos produtos que você movimenta.

Imagine um sistema de Gestão de Armazém que pode ser implantado em até 2 semanas (ou até menos). Incrível não é mesmo?

Pense ter todas as funcionalidades de: Recebimento, Armazenagem, Separação, Expedição e Inventário de forma intuitiva.

Agora você deseja utilizar coletor de dados, portais RFID, impressoras RFID? O GTI PLUG está pronto e preparado para trabalhar com estas tecnologias.

Fale com a gente!

Você também pode gostar de:

Gerencie e expanda seu negócio com um software estável, rápido e eficiente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo logístico.